Estar na web é indispensável na busca pelo novo emprego

Especialista afirma que vagas podem ser monitoradas em canais como Instagram e Twitter.

LUDMILA PIZARRO Aquele e-mail que ninguém gosta de enviar, mas todo mundo já recebeu – com o currículo de um amigo, parente ou ex-colega buscando uma nova colocação profissional –, é coisa do passado. A melhor alternativa hoje na hora de buscar um novo emprego é focar nas redes sociais. “Se você está em busca de colocação, tem que estar presente nas redes sociais. Não adianta dizer que é de outra geração, que não gosta. Não é uma questão de querer ou não, é de necessidade”, afirma a coach de carreiras e professora de cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas Daniela do Lago. É ela quem decreta o fim do currículo enviado por e-mail aos contatos. “É uma tática ultrapassada. Vale muito mais a pena focar na empresa de interesse e segui-la no Twitter, assim como pessoas que trabalham lá”, ensina. “Se um selecionador busca informações sobre um candidato nas redes sociais e não acha, ele pode pensar duas alternativas. A primeira é que a pessoa é desatualizada e a segunda é que tem algo a esconder. As duas são ruins em qualquer setor”, complementa. O chef de cozinha do restaurante MeetMe, no bairro Lourdes da capital mineira, Bernardo Garcia, confirma. Ele contratou cinco cozinheiros para sua equipe pelo Facebook e admite que, antes da entrevista presencial, pesquisou o perfil dos candidatos na rede. “Observava se parecia uma pessoa de energia boa, disposta”, conta Garcia. Ele também acredita que a estratégia funcionou porque a equipe é muito nova. “Então, o público que segue a página contribui muito”, opina o chef.

Cada rede social, inclusive, tem seu papel na hora de buscar oportunidades. Segundo Daniela, o Twitter e o Instagram servem para monitorar empresas de interesse e seguir pessoas que podem divulgar oportunidades. Foi o caso do desenvolvedor Bruno Leite, 30. Ele trocou o emprego há cerca de 18 meses e viu a vaga no Twitter. “Estava pensando em sair da empresa em que estava. Quando eu vi (a vaga), resolvi submeter”, explica. Bruno, porém, afirma que já seguia sua atual empregadora na rede social, interessado no conteúdo divulgado. “É uma empresa de tecnologia que posta bastante coisa sobre isso”, diz. Gerar conteúdo nas redes é, na opinião de Daniela, o grande diferencial do momento. “A pessoa deve se preocupar em gerar conteúdo, em mostrar interesses variados, usar as redes sociais de maneira estratégica e inteligente”, afirma. Cuidados. Para isso, é necessário pensar antes de se expor na web. “As redes podem se tornar um ambiente de julgamento violento. Não é porque você está no Facebook que deve postar tudo que pensa ou faz”, ensina Daniela. O empresário Jihan Cazzaz, que tem uma agência especializada em comunicação digital e contrata via redes sociais, concorda. Para ele, um candidato “deve evitar se expor de forma exagerada. Cuidado ao emitir opiniões muito radicais ou fazer ataques pessoais e críticas pesadas a outras pessoas ou grupos”, opina.

Facebook garante 90% dos negócios O publicitário e microempreendedor Alair Messias, 41, tem uma oficina de marcenaria e viu a importância das redes sociais no negócio, que começou há 18 meses. Ele diz que 90% de seus negócios hoje passam pelas redes sociais. “Em 90% dos casos, em algum momento, as redes constituem parte imprescindível”, afirma. Como disse anteriormente, são um aporte importantíssimo.”

Para Messias, quem não está nas redes fica invisível. “Os clientes não entendiam porque eu não tinha página da minha empresa na internet. Isto gerava um incômodo, como se eu estivesse desligado do mundo”, conta. Para ele, o Facebook é o principal canal. “Os sites não atraem como o Facebook. A solicitação é sempre ‘me passa seu face’”, diz.

Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/economia/estar-na-web-%C3%A9-indispens%C3%A1vel-na-busca-pelo-novo-emprego-1.1281450


#emprego #carreira #sucesso #facebook #emanuel #coaching

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Emanuel Müller Coach © 2016 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Uso os serviços