ALGUÉM ESTÁ SABOTANDO VOCÊ. ENTENDA QUEM.



"Sua mente é sua melhor amiga. Mas também é sua pior inimiga", decreta Shirzad Chamine no início do livro Inteligência Positiva (editora Fontanar). Ele é Presidente emérito da maior organização de treinamento para coaching do mundo, o CTI (Coaching Training Institute), Chamine analisou mais de duzentos estudos científicos em neurociência, ciência organizacional e psicologia e, a partir deles, elaborou a Teoria da Inteligência Positiva, que indica o controle que você tem sobre a sua mente e o quanto ela age em seu próprio benefício.


Para Chamine, a Inteligência Positiva explica diversos comportamentos comuns que temos em diferentes esferas da vida, desde a frequência com que as pessoas em dieta sucumbem ao efeito sanfona até o abandono das resoluções de ano novo após poucos meses. Para ele, "sabotadores" fazem com que "só 20% dos indivíduos e equipes alcancem seu verdadeiro potencial".


Os chamados "sabotadores", são um conjunto de padrões mentais automáticos e habituais que trabalham contra o que é melhor para você. Confira, a seguir, a descrição dos dez sabotadores, e descubra quais deles são predominantes em você acessando o link no final do texto.


O principal sabotador é que todos temos, é o Crítico. Ele habita nossa mente, e tem voz! Sim, tem uma voz e uma personalidade, que muitas vezes se confunde com a nossa, mas se ficarmos atentos ao que ele diz, como age, e principalmente da forma como fala conosco, “pah”, pegamos ele.


Mas cuidado, pois se você acha que não tem um crítico habitando em você, fica ciente que ele existe sim, mas está tão disfarçado que fica quase impossível identificá-lo. Mas ele está lá… Agindo silenciosamente.

Vamos às descrições destes bandidos disfarçados de amigos:


SABOTADOR CRÍTICO

Principal sabotador, o Crítico leva você a encontrar defeitos em si mesmo, nos outros e nas circunstâncias o tempo todo, o que provoca ansiedade, estresse, raiva, decepção, vergonha e culpa. Essa é a marca dele, sempre pensamentos carregados de sentimentos negativos e medo.

Ele adora a sentença “E se …”.




SABOTADOR INSISTENTE Perfeccionista, o Insistente necessita de ordem e organização extremas, o que deixa as pessoas ao redor ansiosas e nervosas. Ele drena a sua energia na busca da perfeição e faz você viver em constante frustração consigo mesmo.


SABOTADOR PRESTATIVO O Prestativo obriga você a se esforçar para ganhar a atenção e afeição dos outros, mesmo que para isso precise distribuir elogios constantemente. Assim, você perde de vista as próprias necessidades e se ressente da dependência dos outros.


SABOTADOR HIPER-REALIZADOR O desempenho e as realizações constantes são indispensáveis para o Hiper-Realizador. Assim, você fica refém dos resultados para ter respeito próprio, o que gera tendência a vício em trabalho e perda de profundidade emocional.


SABOTADOR VÍTIMA Esse sabotador é responsável por você se sentir emotiva e temperamental, sempre em busca de atenção e afeto. O maior problema é que ele faz você focar em sentimentos dolorosos, o que pode resultar em tendência para a martirização.


SABOTADOR HIPER-RACIONAL Quando você está sob influência do sabotador Hiper-Racional, pode ser visto como fria, distante ou intelectualmente arrogante porque se concentra no processo racional de tudo, incluindo relacionamentos. As emoções são consideradas indignas de respeito.


SABOTADOR - HIPERVIGILANTE Constantemente em estado de alerta, o Hipervigilante nunca descansa. Ele faz você se sentir ansiosa em relação a todos os perigos que a cercam e a tudo que pode dar errado - natural, portanto, que haja estresse contínuo.


SABOTADOR INQUIETO O Inquieto te deixa sempre em busca de novas emoções porque, para ele, ficar parada é entediante e a vida precisa ser intensa. Assim, você entra numa busca por novas atividades, já que as atuais nunca dão muita paz ou alegria.


SABOTADOR CONTROLADOR Na visão do Controlador, ou você está no controle ou está fora de controle. Ele funciona movido à necessidade de estar no comando e de dirigir as ações das pessoas de acordo com a vontade dele.


SABOTADOR ESQUIVO O Esquivo se concentra no positivo e no prazeroso de forma extrema e evita as tarefas difíceis e desagradáveis . Por causa dele, você vai procrastinar as obrigações e fugir dos conflitos e, eventualmente, haverá atrasos na conclusão das coisas.


Afinal de contas, como acabar ou pelo menos diminuir com a influências desses carinhas na nossa vida? Bem, isso veremos na próxima semana, onde falaremos do poder do Cérebro Sábio. Aguardem!


Enquanto isso, CLIQUE AQUI e descubra os sabotadores cúmplices do seu Crítico.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Emanuel Müller Coach © 2016 - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Uso os serviços