COMO VENCER OS INIMIGOS DO SEU SUCESSO - Part 2



O que temos até aqui?


Bem… Sabemos que o nosso maior inimigo interno é o Crítico (entenda mais Clicando AQUI), e que ele tem cúmplices chamados Sabotadores (entenda mais clicando AQUI).


Já vimos também, que o princípio elementar da Inteligência Positiva, segundo Shirzad Chamine, autor do livro Inteligência Positiva, e no qual se baseia essa série de posts, nos diz que: “Toda a sua aflição é gerada por você. Para ser mais preciso, toda a sua aflição nas formas de ansiedade, decepção, estresse, raiva, vergonha, culpa - todas as coisas desagradáveis que levam ao seu sofrimento - são geradas por seus próprios Sabotadores.


Se os seus Sabotadores e Crítico representam seus inimigos interiores, seu Sábio representa a parte mais profunda e inteligente de você.

O modelo de pensar do Sábio é mais elevado, não se deixa levar pelo drama, ou cair nas mentiras dos Sabotadores. O Sábio considera que todo desafio que encaramos é uma dádiva e uma oportunidade, ou pode ser transformado nisso.


Os nossos desafios no trabalho e na vida podem ser encarados pelo Sábio, e se você usá-lo para enfrentar esses desafios, você irá vivenciar sentimentos sábios de curiosidade, compaixão, criatividade, alegria, paz e determinação consciente mesmo em meio à maior das crises. Fica claro que seus Sabotadores, inclusive o Crítico, não são necessários para superar os desafios, apesar das mentiras que ele possam nos contar.


Entendendo que a perspectiva do Crítico é negar, rejeitar ou se ressentir, podemos evoluir e aprender que, em contra partida, a perspectiva do Sábio envolve aceitar o fato. Essa forma sábia de ver as coisas aceita todos os resultados e circunstâncias como dádiva e oportunidade. ( Enfatizamos Todos para excluir qualquer espaço pelo qual os Sabotadores possam entrar.)


Neste momento, você certamente está pensando assim: - Ok, mas muitos resultados e circunstâncias são ruins, e não dádivas ou oportunidades, e isso é uma razão legítima para sentirmos angústia! (Se não pensou, está concordando agora)

Ótimo, se você pensou ou concordou, neste momento você ouviu a vós do seu Crítico ou de um dos seus Sabotadores. Fique atento!


Nossos Sabotadores têm foco limitado, tubular, ficam no efeito imediato dos acontecimentos, ignoram as possibilidades a longo prazo. Já o modelo de pensar e agir do Sábio abre o leque de opções, enxerga a longo prazo, é resiliente e tira aprendizado de absolutamente tudo que acontece.


COMECE HOJE!

Ao invés de ficar focado no que é certo ou errado, nos resultados positivos ou negativos, nas coisas boas ou ruins, comece a substituir esses acontecimentos pelo aprendizado, e siga em frente. Mas basta tirar o aprendizados dos resultados e acontecimentos, e tudo está resolvido? Não, não basta tirar um aprendizado qualquer, você deve tirar um aprendizado positivo, algo que leve você à ação, e mantenha você em movimento. Lembre-se, a perspectiva do Crítico e dos Sabotadores é negar, rejeitar ou se ressentir.


TÉCNICA DOS TRÊS PRESENTES

Segundo Shirzad Chamine, a técnica dos três presentes serve para nos fazer mudar da perspectiva do Crítico para a do Sábio.

A pergunta é: Como podemos acessar a sabedoria da perspectiva do Sábio quando o estresse e a dificuldade da situação deixaram seus Sabotadores extremamente energizados?



Neste momento você deverá pensar em pelo menos três situações que essa suposta situação ruim poderia se transformar em dádiva ou oportunidade. Atenção, são no mínimo três presentes.


Por exemplo: Perdi meu emprego. 1) Oportunidade de ficar mais tempo com minha família; 2) Irei receber um bom valor de rescisão para iniciar meu próprio negócio; 3) Oportunidade de fazer alguns cursos e voltar para o mercado melhor qualificado e ganhando mais.

Enfim, perder o emprego não é uma coisa boa, mas a forma de lidar com esse acontecimento é bem diferente quando abordada pelos Sabotadores ou pelo Sábio.

A ansiedade, a decepção, a frustração, a vergonha, a censura e a culpa, são os sentimentos favoritos do Crítico. E usando isso como combustível, você não vai a lugar algum.


Veja o mesmo exemplo pela perspectiva dos Sabotadores: Perdi meu emprego. 1) Claro sou um bom profissional e faço tudo errado sempre; 2) Foi bom pois eu dava o meu melhor e eles não me valorizavam; 3) E agora, com essa crise eu não vou conseguir nenhum emprego logo e minha família vai passar necessidade.


Por outro lado, aceitando o fato, tirando aprendizado, identificando as três dádivas e inteligentemente tomando as ações necessárias para seguir em frente, daí sim você está com o Sábio no comando.

Finalizando este post, ressalto que em muitos casos não podemos controlar ou escolher muito o que acontece na nossa vida, seja na parte profissional ou pessoal. Mas podemos sim determinar o impacto que esses eventos têm em nós ao escolher como agir. É melhor deixar o Sábio fazer a escolha.


No próximo conteúdo veremos os 5 poderes do Sábio, não perca! E para ter certeza que você não perderá esse conteúdo, curta minha página no Facebook, pois o link do próximo conteúdo será postado lá. Clique em Curtir!



Até a próxima!


Leia também:

COMO VENCER OS INIMIGOS DO SEU SUCESSO - Part 1

ALGUÉM ESTÁ SABOTANDO VOCÊ. ENTENDA QUEM.

#competências #emprego #empreendedorismo #qualidadedevida #preparação #sabotadores #shirzadchamine #carreira #coaching #metas #sucesso #emanuel #procrastinação #produtividade

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square